Psicologia

ID curso
psi
Curso
Psicologia
Nível
Superior
Coordenadora
MARIA AUXILIADORA DE SOUZA
O profissional de psicologia é aquele que se debruça sobre a mente humana nas suas mais variadas facetas, seja por intermédio da observação do comportamento, atuação clínica, participação social, interação com grupos e em pesquisas científicas. Os campos de atuação do psicólogo vão desde a atuação em clínicas, avaliação psicológica através de métodos e testes, em pesquisas de base neuropsicológicas além da atuação junto a sujeitos em conflito com a Lei, pacientes com câncer, pessoas com necessidades especiais e nas políticas públicas sejam elas direcionadas a Educação, a Saúde, aos Direitos Humanos ou a Assistência Social.
FANS

Curso Psicologia autorizado pelo MEC,conforme Portaria 622 de 04/09/2015 DOU 171 de 08/09/2015 –Seção 1- páginas 22-23.Consta no MEC, Psicologia – Bacharelado, 5 anos, com 50 vagas anuais. Este curso contará com o Laboratório de Neuroanatomia e neurofisiologia, com peças e partes do corpo humano (em borracha), o laboratório com testes psicológicos e o laboratório de análise experimental do comportamento (que está sendo analisado se fará com animais ou com software específico).

Contará também com uma clínica escola, que fará atendimentos psicológicos gratuitos à comunidade de Nova Serrana, já que os estágios supervisionados existem em todos os períodos do curso, do 3º ao 10º período, representando 720 horas, mais de 15% da carga horária total, como prevê a diretriz curricular. Possui, também, a disciplina de Dependência Química, Intervenções Psicológicas e Educativas com Pessoas com Necessidades Especiais, Libras e outras. Como requisito de flexibilidade da formação do aluno, o curso adota 2 ênfases, como pede a diretriz curricular, sendo que, ao final do curso é o aluno quem definirá quais disciplinas ele fará.

Se ele adotar a ênfase A, no 9º e 10º períodos, fará disciplinas voltadas a Psicologia e Processos de Gestão, visando a formação de um psicólogo para atuação na gestão das organizações. Se escolher a ênfase B, o aluno será matriculado em disciplinas de Psicologia e Processos Clínico-sociais, visando formar um perfil para atendimento em clínicas (consultório), ou com projetos sociais (por exemplo, no âmbito do SUS e SUAS).

Dentre as diversas justificativas para o curso de psicologia na FANS, destaca-se:

  • Segundo registros no Data-Sus, das 2766 internações por causas externas e transtornos psiquiátricos em Nova Serrana, 68 levaram a óbitos.
  • Existe registrado no Conselho Regional de Psicologia – CRP 1 psicólogo em Nova Serrana para cada 900 pessoas.
  • Segundo pesquisa realizada pela FANS em fevereiro de 2014, com 647 alunos que estão cursando o 3º ano, numa lista de 47 opções de cursos, os alunos indicaram psicologia entre as 3 opções que eles mais fariam.

Para lecionar, os professores comprometidos com o curso, atualmente possuem titulação mínima de mestres ou doutor, concluídos.

Curso autorizado pelo MEC,conforme Portaria 622 de 04/09/2015 DOU 171 de 08/09/2015 –Seção 1- páginas 22-23.

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE – NDE

  • Maria Auxiliadora de Souza (Presidente)
  • Marcelo Gonçalves Campos
  • Eloisa Borges
  • Nália Aparecida de Lacerda Viana
  • Helbert Geraldo de Queiroz
Disponibilização de arquivos:

2015 FANS - Faculdade de Nova Serrana