De acordo com o estatuto, a  Fundação Fausto Pinto da Fonseca, instituída em 09 de novembro de 2000, através de escritura pública, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, regendo-se pelo presente Estatuto e pela legislação e normas que lhe for aplicável.

A Fundação tem como finalidade promover a educação e o ensino em suas diferentes modalidades, em todos e quaisquer níveis e graus, dando prioridade ao ensino superior, objetivando benefício geral á comunidade de Nova Serrana – MG, mediante autorização a ser outorgada por ato do poder público competente para a exploração dos serviços de ensino, exploração esta, sujeita e de acordo com a legislação específica.

A fim de cumprir suas finalidades, a Fundação se organizará em tantas unidades de prestação de serviços, denominados instituições, quantos se fizerem necessários, os quais se regerão por regimentos internos específicos. Na consecução de seus objetivos, poderá firmar convênios ou contratos e articular-se pela forma conveniente, com órgão ou entidades, públicas ou privadas.

De acordo com o novo estatuto da Fundação, aprovado em reunião do dia 05 de junho de 2012, ficou assim constituida a estrutura da Fundação:

Presidente: Sr. Nilton Santos Ferreira
Secretária: Sra. Maria Verônica do Amaral Fonseca

Presidente: Sr. Geraldo Fonseca Saldanha da Silva
VicePresidente: Sr. Vital de Fátima da Silva
Secretário: Sr. Gustavo Faria do Amaral
Secretária: Sra. Sônia da Saúde Santos Teixeira Chaves
Tesoureiro: Sr. Geraldo Dias Cordeiro
Tesoureiro: Sr. Valter Amaral Lacerda

Efetivos:

Sr. José Maria Scaldini Garcia
Sr. Rildo de Oliveira e Silva
Sra. Lília Aparecida Ferreira Pimenta

Sr. João Sebastião Neto
Sra. Gláucia Lacerda Lino
Sr. Júnior César da Silva

Histórico da FANS

Criada em novembro de 2000, a FANS – Faculdade de Nova Serrana tem como objetivo atender as necessidades locais e regionais, no que se refere ao Ensino Superior Pesquisa e Extensão. Uma instituição séria e compromissada com as exigências do MEC e com as demandas sociais da cidade de Nova Serrana e região. Oferece os cursos de Administração desde 2001, Ciências Contábeis desde 2007, Tecnólogo em produção de calçados desde 2011 além dos cursos de pós graduação, de atividades de extensão e pesquisa fortalecendo cada dia mais o vínculo com a comunidade através da formação de cidadãos proativos e empreendedores capazes de transformar o meio em que atuam de forma construtiva e assertiva.

Conforme página 22 e 23 do PDI 2012-2016, atualmente a FANS assume como missão e objetivo:

 

MISSÃO

Visando ao cumprimento integral das suas finalidades e ao seu compromisso com os interesses sociais, a FANS assume como missão: gerar conhecimentos acadêmicos, gerenciais, científicos, tecnológicos, culturais e de pesquisa acadêmica, através dos seus projetos de pesquisa e extensão objetivando a formação de indivíduos envolvidos enquanto profissional e cidadão que contribui para a comunidade de Nova Serrana e região.

OBJETIVO

A Faculdade de Nova Serrana (FANS) tem por objetivo a geração, o desenvolvimento, a transmissão e a aplicação de conhecimentos por meio do ensino, e, secundariamente, da pesquisa e da extensão, compreendidos de forma integrada com a educação e conhecimento profissional de cidadãos envolvidos com a responsabilidade social para com a comunidade de Nova Serrana, bem como na difusão da cultura e na concepção artística. No cumprimento dos seus objetivos, a FANS mantém cooperação com instituições locais e constitui-se em veículo de desenvolvimento para o município, almejando consolidar-se como faculdade de reconhecimento local, podendo estender-se ao âmbito regional.