A Secretaria acadêmica da Faculdade de Nova Serrana – FANS é o órgão responsável em assessorar a Coordenação Pedagógica e seus Departamentos, tendo como titular pessoa nomeada pela Direção Geral, detentora de nível superior com vasta experiência acadêmica.
Este setor tem como objetivo o registro e o controle de todos os dados acadêmicos, a admissão discente, a integralização curricular, as instruções relacionadas com a conclusão de cursos ou a interrupção de estudos a qualquer título, os registros da vida acadêmica dos estudantes desde seu ingresso até seu desligamento por suas diferentes formas ou modalidades, exercendo atos de controle e supervisão acadêmico-administrativa, tendo ainda, que expedir e acompanhar todo o processo de confecção e agilização dos registros de Diplomas junto à Universidade credenciada para tal ato. É de inteira responsabilidade do(a) Secretário(a) Acadêmico(a) zelar pelos trabalhos oriundos da secretaria.
[row]
[column col=”6″]
[team_member photo=”https://www.fans.edu.br/wp-content/uploads/2015/06/03-09-14_0646391.jpg” name=”Patrícia Ketterman / Natalia Marcelle Ferreira Roque” position=” Secretárias Acadêmicas em exercício” tagline=”De segunda à sexta-feira das 17:00 às 22:00.”][/team_member]
[/column]
[column col=”6″] [/column]
[/row]
[button style=”btn-danger” size=”btn-sm” label=”Diário eletrônico” icon=”fa-pencil-square-o” link=”#” link_opens=”_blank”]
[separator style=”dashed”]
Destacamos a seguir algumas informações importantes para o início da vida escolar na Faculdade de Nova Serrana – FANS:
[accordion_wrapper]
[accordion_content accordion_label=”Matrícula”]
Documentação:
Depois de aprovado no processo seletivo, o aluno deve efetuar a matrícula dentro do período estipulado apresentando a via original e uma cópia dos seguintes documentos:
- Certificado de Conclusão de Curso e/ou Histórico Escolar do Ensino Médio
- 01 foto 3×4 recente
- Carteira de identidade
- CPF
- Comprovante de Residência
- Certidão de Nascimento ou casamento
- Comprovante de votação e título de eleitor
- Certificado de reservista
Ressaltamos que a matrícula somente será efetuada com a apresentação de todos os documentos. Candidatos menores de idade deverão apresentar RG e CPF de seu responsável legal.
[/accordion_content]
[accordion_content accordion_label=”Aproveitamento de disciplina”]
O aluno ingressante através do processo seletivo ou por obtenção de novo título, já graduado em outro curso superior, que deseje solicitar aproveitamento de disciplinas, deverá apresentar, na ocasião da matrícula, os seguintes documentos:
- Histórico Escolar completo contendo carga horária e notas;
- Programa (conteúdo programático) das disciplinas cursadas com aprovação;
- Declaração do Estabelecimento de Ensino contendo número e data do decreto ou da portaria de autorização do curso.
[/accordion_content]
[accordion_content accordion_label=”Cancelamento de matrícula”]
Os alunos que após efetivarem a matrícula quiserem cancelar o contrato de prestação de serviços educacionais com a Faculdade poderão fazê-lo pessoalmente na secretaria.
Obs: Não há devolução de matrícula após o início das aulas.
[/accordion_content]
[accordion_content accordion_label=”Transferência – Recebimento de alunos”]
Para que a Faculdade de Nova Serrana – FANS receba um aluno transferido de outra Instituição de Ensino Superior, em primeiro lugar o aluno deve trazer para análise da coordenação o conteúdo programático junto com a carga horária e histórico escolar. Após essa análise o aluno leva uma Declaração de Vaga fornecida pela secretaria para pedir oficialmente sua transferência da Instituição de origem e efetivar a sua matrícula na Faculdade de Nova Serrana.
[/accordion_content]
[accordion_content accordion_label=”Transferência – Liberação de alunos”]
O processo começa quando o aluno solicita através da secretaria e mediante taxa paga seu conteúdo programático para análise da Instituição de destino.
Quando o aluno apresentar a Declaração de Vaga (fornecido pela Instituição para a qual está se transferindo) na secretaria, sua transferência será liberada.
[/accordion_content]
[accordion_content accordion_label=”Trancamento”]
Somente os alunos com pelo menos 01 semestre/período completo têm direito ao instrumento de trancamento de matrícula. Esse processo dura no máximo 02 anos e durante esse período, nas épocas determinadas de matrícula, o aluno tem direito a retornar ao mesmo curso trancado. Para pedir oficialmente o seu trancamento de matrícula o aluno deve comparecer à secretaria da faculdade e assinar documento próprio mediante pagamento de taxa.
[/accordion_content]
[accordion_content accordion_label=”Expedição e registro de diploma”]
O aluno deve apresentar na secretaria da FANS, original e cópia simples (não autenticada) legível dos seguintes documentos:
- Certidão de nascimento
- RG e CPF.
- Título de eleitor.
- Histórico do ensino médio.
[/accordion_content]
[accordion_content accordion_label=”Obtenção de novo título”]
Documentos:
- Diploma de curso superior – uma cópia (autenticado em cartório)
- Histórico escolar do curso superior – original
- Conteúdo programático das disciplinas cursadas – original
Após análise da coordenação, o aluno deverá apresentar a documentação para matricula também:
- Uma cópia da Cédula de Identidade
- Uma cópia da Certidão de nascimento ou casamento
- Uma cópia do Certificado Militar
- Uma cópia do Comprovante de endereço
- Uma cópia do Título de eleitor
- Uma cópia do Comprovante de votação da última eleição
- Uma cópia do CPF
- Uma foto ¾
- Uma cópia autenticada em cartório do histórico escolar do Ensino Médio, conclusão do ensino médio
[/accordion_content]
[/accordion_wrapper]