enade-banner

 

[tabs_wrapper style=”nav-tabs” justify=”false”]

[tab_content tab_label=”O que é? “]

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação do país e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

[/tab_content]

[tab_content tab_label=”Objetivo”]

O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o SINAES, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

[/tab_content]

[tab_content tab_label=”Responsabilidade do Aluno”]

Cabe aos estudantes habilitados à inscrição no ENADE acompanhar os diferentes momentos de inscrição no exame, bem como conhecer as exigências para sua adequada participação.

Assumir sua responsabilidade neste processo, bem como realizar o exame de forma comprometida com um bom desempenho, é fundamental, tendo em vista garantir que os resultados do ENADE sejam representativos dos processos de formação ofertados no país.

[/tab_content]

[tab_content tab_label=”Habilitados ao ENADE”]

Estão habilitados ao ENADE, todos os estudantes de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados pelo ENADE.

[/tab_content]

[tab_content tab_label=”Quem são os ingressantes?”]

Estudantes ingressantes são aqueles que tenham iniciado o respectivo curso e que tenham concluído até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso.

[/tab_content]

[tab_content tab_label=”Quem são os concluintes? “]

Estudantes concluintes são aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso.

[/tab_content]

[/tabs_wrapper]

[separator style=”dashed”]

[row]

[column col=”6″]

O Questionário do Estudante é de participação obrigatória?

O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, nos termos do § 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº. 40, de 12/12/2007, em sua atual redação. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante.

[/column]

[column col=”6″]

Qual a situação do estudante concluinte, habilitado ao ENADE, que não realizar a prova?

O estudante concluinte habilitado ao ENADE, que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (O ENADE é componente curricular obrigatório).

[/column]

[/row]

 

[accordion_wrapper]
[accordion_content accordion_label=”Materiais de referência”]

Energias Alternativas e Sistemas de Iluminação de Alto Rendimento
Matrizes Energéticas no Brasil: Cenário 2010-2030
Por uma outra Visão do Terrorismo
Terrorismo e Contraterrorismo: Desafio do Século XXI
“Terrorismos”: Uma Exploração Conceitual
Revista Brasileira de Inteligência

[/accordion_content]
[/accordion_wrapper]